quarta-feira, novembro 14, 2012

Serei sempre contra o projeto meritoCratico.

Novas regras de exames penalizam alunos do ensino artístico
Público 13.11.2012 - 18:31 Por Clara Viana
 

As escolas públicas, inundadas em burocracia, obrigadas a funcionar como empresas públicas sem poderem contratar pessoal competente para os seus serviços administrativos, obrigadas a cumprir o código da contratação pública sem um único economista ou advogado no quadro - são as únicas empresas públicas em que isto acontece - terão daqui para a frente menos recursos financeiros. O que equivale a menos recursos educativos.

Enquanto o Ministério estrangula as escolas públicas, vai criando dificuldades aos seus alunos no acesso ao ensino superior:

  1. Exames relativos a três anos de ensino - Onde já se viu? Nenhum adulto admitiria fazer isto, preparar dois ou três exames para a mesma semana com dois ou mais anos de matéria dada para cada um. Não é facilitismo nenhum rejeitar esta proposta, é só sensato. Esta regra beneficia os do costume, os que fazem os exames em ambiente controlado com recursos ilimitados e sem pressão nas notas.
  2. Acabar com o contributo da Educação Física para a média do ensino secundário - Uma área em que a oferta de muitos colégios privados de excelência é muito carênciada. Em breve nem obrigatória será. Quem quer saber do desporto e da educação desportiva? Crato não é de certeza.
  3. Criação de exames como barreira nos sistemas alternativos aos enfadonhos ciêntifico-humanísticos - Os exames nos cursos profissionais serão inclusive a disciplinas que os alunos nunca frequentaram. Gostaria de saber qual a reação das elites se os meninos dos colégios fossem assim surpreendidos de um momento para o outro? É inaceitável esta medida.
  4. Acabar com o ensino vocacional de qualidade e concentrar a avaliação dos alunos em disciplinas clássicas e genéricas favorecendo mais uma vez os colégios privados com poucas condições para um ensino diversificado. É mais barato ensinar para exames de Português, Filosofia ou Matemática do que ter oficinas equipadas e projetos educativos dinâmicos e diversificados.
O problema com os exames que agora plantaram em frente aos alunos é que para além do facto de aparecerem a meio do processo, ou quase no fim dele, e de surpresa, criaram um problema complexo.

Agora o aluno tem de decidir no final do 11º ano se quer prosseguir estudos? Não pode decidir mais tarde, no fim do 12º ano? Não é livre de o fazer sem ter necessariamente de fazer um exame a uma disciplina que já terminou no 11º ano? É que há mais cadeiras para se fazer exame. Escolher a Filosofia e o Português é apenas avaliar alunos de artes com um peso descomunal da área das letras desvirtuando qualquer avaliação do seu percurso. E passa a haver duas médias. Uma de conclusão e outra para prosseguimento de estudos. O que significa que vão surgir alunos com o 12° ano feito sem direito a prosseguir estudos no ensino superior em Portugal. Mas lá fora já podem. Que inteligente!

Presumo que as Belas Artes e as Faculdades de Arquitetura e de Design ou Audiovisual não foram consultadas sobre a qualidade dos alunos do artístico especializado ou sequer sobre as competências do aluno que para lá concorre. E agora o trabalho dos alunos na sua área vocacional como é a Prova de Aptidão Artística ou a Formação em Contexto de Trabalho não conta? E conta um exame de Filosofia?

Quem é que se lembra de medidas como estas?

A resposta é só uma. Um ministro com uma agenda. Favorecer o ensino privado em primeiro lugar, enterrar o ensino público, depois de o condenar aos maus resultados e ao abandono (talvez para o vender mais tarde), e criar em Portugal um sistema de ensino que garante a reprodução social. Os filhos dos ricos vão para a faculdade, os dos pobres vão para aquela coisa importada da Alemanha, aprender a ser operários das Auto-Europas do futuro estado feudal português. Nuno Crato é muito pior do que Vitor Gaspar. O problema de Crato é que as escolas são bem mais duras do que os contribuintes e esta luta não termina nunca. Havemos de ter um ensino público de qualidade e um sistema de ensino justo para todos. Apesar de Crato, apesar do Ministério da Educação a escola pública artística vai prevalecer.

Outra nota:

Há quem me diga que mais vale estar calado. Que serei prejudicado por escrever o que penso. Haverá quem se vai aproveitar da minha vontade de escrever para prejudicar a Soares dos Reis e marcar pontos para a meritoCratia. Tenho recebido ataques mas permaneço convicto do que escrevo. Não gosto desta política. Não gosto. Não vou fingir que gosto. A minha função como subdiretor da Soares dos Reis obriga-me a ter uma opinião sobre a organização administrativa e pedagógica da escola, do ensino artístico. Podia ficar calado, à espera da palmadinha nas costas dos senhores com poder ou influência, ou então defender os meus alunos, os meus colegas, a minha escola. Decidi-me pela segunda.

 

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