domingo, novembro 11, 2012

Mais virão...

Isabel Jonet lamenta polémica mas mantém posição sobre pobreza no país

11.11.2012 - 08:26 Por PÚBLICO

Isabel Jonet insiste... E vai falar à Radio Renascença. Que surpresa. Jonet cava ainda mais o buraco em que se meteu. Mas gosta de lá estar porque é moda agora. É moda aqueles a quem nada falta apregoarem a soberba da nação.

Comportamo-nos todos como ricos! É inaceitável. O povo é suposto ser pobre, comer mal, usar roupa oferecida e em segunda mão. Sem pobres o que seria da Igreja e do seu único contributo social?

O discurso do "acima das nossas possibilidades" põe a dormir sossegados aqueles inocentes - leia-se de inteligência abaixo da média - que querem acreditar que foi a meritocracia divina que os colocou no caminho da prosperidade. Que eles a merecem. Que todos os outros merecem realmente ser pobres e ser castigados por desejarem comer melhor, vestir melhor e tirar mais partido da vida. Assim é a natureza da nossa sociedade uns ricos e outros pobres.

Jonet nem percebe o que disse de errado. Muita gente não percebe o porquê de tanta polémica. A nossa pobreza, a do país, é justa do seu ponto de vista. Pelo menos para aqueles que não a sentem, que nunca a virão a sentir, a pobreza dos outros será sempre justa. O lugar de Jonet na sociedade portuguesa é a olhar de cima, a julgar, e a dar uma mãozinha aos coitadinhos. Uma santa!

Se esta crise alguma vez teve um lado positivo foi o de nos revelar a verdadeira natureza de algumas personagens. Estão a aparecer e a dizer as tolices que lhes saem pela cabeça tonta. Mais virão...

 

Sem comentários: