quarta-feira, janeiro 21, 2009

Can they?



Hoje pode ter sido o primeiro dia do resto das nossas vidas... Ou então não.
Obama fez o seu discurso para a América mas também para fora. Foi um discurso conciliador mas não deixou de ser muito crítico da política americana dos últimos anos "Our economy is badly weakened, a consequence of greed and irresponsibility on the part of some but also our collective failure to make hard choices and prepare the nation for a new age." Apesar de tudo ainda há sinais de um qualquer eixo do mal e da ideia de que deus comanda o destino dos homens. A palavra "God" faz parte do discurso político americano quase tanto como num discurso de um qualquer mullah a anunciar a sua fatwa. Quase nunca vejo grandes diferenças. Obama tentou ser diferente mas não deixou de lembrar quem manda por aqueles lados... Deus. Pelo menos assumiu a posição de governante e apresentou metas políticas e sociais louváveis. A consciência de que o trabalho é de todos e o caminho é duro. Realçou a importancia de criar empregos e um sistema de saúde sólido e mais barato à custa de mais tecnologia e ciência. Saír do Iraque e fomentar a paz com todos. É interessante analisar as "word clouds" dos vários discurssos dos presidentes americanos. Aqui ninguém quer saber.

Barack Hussein Obama pode salvar vidas só pela cor da sua pele e pelo seu nome, mas promete mais. Quero adormecer a imaginar que é um super-homem e cumpre as sua promessas. Amanhã quando acordar tudo irá ser mais cinzento e os desafios menos poéticos do que um discurso inflamado. O cartaz de Shepard Fairey diz "HOPE" e eu tento ter alguma esperança. Custa-me, no entanto, que uma nação como os Estados Unidos da América tenha tanto poder e influência nas nossas vidas, enfim, custa-me isso com qualquer nação. Custa-me muito. Hoje vou ter uma centelha de esperança. Por uma noite.

...

nota de rodapé:

falei ao telefone com a Martha que está no México e ela está bem melhor de saúde. está a aprender espanhol. fiquei muito contente. ela está feliz e vai ver os Radiohead em Março na Cidade do México! Grrrrrrr..... (inveja)!

4 comentários:

Cláudia Oliveira disse...

A ver vamos... o mundo inteiro tem os olhos postos neste homem, espero que cumpra com as expectativas. "Esperança" é o que não nos falta, pena é que para muita gente que foi vitima da politica Bush, a esperança não lhes serviu de nada - aparentemente/felizmente este não é o caso. Espero que este homem consiga mudar, pelo menos um bocadinho, este mundo.

P.S. - Sinceramente, não é por nada, mas faz-me um bocadinho de confusão em ver o meu blog ainda incluído no "blogs dos meus alunos"(é uma questão estética).

MandragoraFreak disse...

os americanos estão salvos pq acreditar é o q sabem fazer melhor. hj o obama, amh o terminator.
quanto a nós, nem sei o q é pior.. só sei q já deviamos ter passado a fase do acreditar.

cartaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana limão disse...

Parece que estamos em sintonia. (tinha enviado um comentário com a conta do meu pai, às vezes ele esquece-se se fazer o seu 'logout')