Ele oferece-lhe um brinquedo no aniversário. Ela hesita mas mostra toda a vontade em participar na brincadeira. Dão-se um ao outro com as reservas de cada um a caírem por terra lentamente. Estão a testar-se e nem sabem, com medo que o outro ceda e recuse a intimidade, com medo que o outro não queira dar o passo e partilhar o segredo. Estão a cimentar a relação vivendo juntos uma experiência, tão intima e privada quanto possível. São interrompidos pela realidade, pela noção de que as suas vidas ainda não lhes pertencem totalmente mas sabem, a partir desse momento, que possuem um laço mais forte e que a realidade fria não é mais do que uma anedota comparada com o que vivem juntos. Este filme mostra-nos como o amor pode e deve ser um espaço de partilha e cumplicidade longe dos preconceitos e das fronteiras virtuais impostas por uma sociedade que valoriza as públicas virtudes, pratica o vício privado mas denuncia-o advogando uma falsa moral. O cineasta mostra-nos apenas o necessário, talvez até demais tendo em conta a linguagem do filme. A contenção é a palavra de ordem e o mais importante é mostrar o que sentem as personagens e não cair numa qualquer exposição pornográfica dos seus corpos. Vemos os rostos, ouvimos os seus corpos, os seus beijos, muito de perto. Por um momento estivemos ali, naquele quarto, naquela festa de aniversário. Chegamos depois do bolo, a única coisa que fica de fora do quarto e que anuncia o festejo e lhe empresta esse sinal de normalidade tão confortável para o exterior, para os outros.
Alguns reagirão mal a Amar, ser-lhes-á estranha esta intimidade. Muitos irão achar os rostos e os sons mais explícitos do que as imagens que estão habituados a ver na pornografia e terão medo do discurso sobre o privado. Amar é uma experiência de cinema, com certeza que não é uma obra de génio, mas são imagens com ideia, contra um cinema fácil e de consumo imediato. Fala do que está dentro de nós e não partilhamos excepto em público para afastar os fantasmas que a moral prevalecente coloca sobra as nossas costas. Veja com atenção e pense no que está lá, para além do que lá não está.
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